Imagem capa - DICAS DE COMO ESCOLHER O BUQUÊ IDEAL PARA O SEU GRANDE DIA. por FABIO APARECIDO DE SOUZA
DICAS DE CASAMENTO

DICAS DE COMO ESCOLHER O BUQUÊ IDEAL PARA O SEU GRANDE DIA.

O buquê é o último elemento do look da noiva a ser definido. Isto significa que a tarefa de escolhê-lo pode ficar difícil, ele pode combinar com o penteado, maquiagem, vestido, sapato de noiva, sua personalidade…


Confira algumas dicas que preparamos para facilitar a sua escolha:



Como escolher a cor do buquê.


Há quem diga que o buquê deva combinar com o sapato. Não é uma regra, mas é uma opção.


Se você optar por usar um sapato de festa azul no grande dia, por exemplo, e quiser seguir esta orientação, há dois caminhos a seguir. Uma dica é investir em um buquê também em tons de azul e, o mais alternativo, em tons complementares, como o vermelho.


Já o sapato de noiva branco permite que você monte o buquê em tons de branco e champanhe, para uma peça mais clássica, ou permite que você inove em um buquê da cor que quiser, já que o branco é neutro.


Caso queira uma combinação absolutamente harmônica, pode usar flores com a mesma cor da cerimônia. Contudo, jamais use exatamente as mesmas flores da decoração! Ele deve ser escolhido com carinho!



Como escolher o modelo do buquê.


Você pode não ter percebido, mas há vários modelos de buquê! Cada um deles se adequa a um tipo físico e combina com vestidos de modelos distintos.


Buquê de noiva redondo.


Este é, sem dúvida, o modelo mais tradicional. Se você olhar as fotos do casamento da sua avó, é muito provável que ela tenha caminhado até o altar carregando um destes!


Além de atemporal, este modelo de buquê é um coringa: cai bem com todos os tipos de corpo e estilos de vestido. As noivas mais altas, porém, devem carregar um arranjo maior. Do contrário, ele parecerá desproporcional, afetando a harmonia da produção.



Buquê de noiva em cascata.


O buquê de noiva em cascata proporciona uma forte sensação de leveza e elegância. Os ramos mais longos das flores “caem” para frente, como se fossem uma cachoeira, como o próprio nome diz.


Sofisticado, ele é praticamente obrigatório caso a noiva opte por um tradicional vestido estilo princesa, com muito volume e um longo véu. Mas tome cuidado, como ele é muito comprido, pode te achatar. Assim, se você for mais baixinha, evite-o.


Buquê de noiva estilo braçada.


O buquê modelo braçada é carregado de uma forma diferente: é levado na lateral do corpo, segurado pelo caule, com as flores para trás. Como deixa o corpo mais exposto.


É o arranjo ideal das cerimônias bucólicas (rústico, gracioso etc), pois dá a impressão de algo menos incrementado. A forma de carregá-lo também faz com que ele proporcione um ar mais informal à entrada da noiva.



Buquê de flor única.


Este buquê é a marca registrada de mulheres minimalistas e modernas, que não fazem questão de celebrar seu casamento ao pé da tradição. Para que o efeito seja bonito, as flores devem estar em todo o seu esplendor, abertas ao máximo e com o maior número de pétalas possível.


Acessórios para customizar o buquê de noiva.


Assim como o sapato de noiva branco já não é lei, o buquê de noiva clássico, apenas com flores (de preferência, rosas brancas) já não é a única opção: há quem adicione elementos para lá de inusitados ao arranjo floral! Pétalas, plumas, botões, flores de tecido… Tudo isto é possível, desde que bem coordenado com o seu look.