Imagem capa - DOCINHOS DE CASAMENTO.  por FABIO APARECIDO DE SOUZA
DICAS DE CASAMENTO

DOCINHOS DE CASAMENTO.


Brigadeiro, chocolate branco, beijinho, bem-casado, trufas, tortas, camafeus… e muito mais!

São diversas opções de docinhos de casamento que você pode escolher para adoçar os convidados durante a sua festa de casamento.

E, assim como todos os outros itens de organização do seu casamento, é necessário dar uma atenção especial para os doces. Pois, além de bonitos, combinando com a decoração, eles precisam ser deliciosos!



Dicas de Doces de Casamento.


Antes de tudo, é necessário que você saiba que não são apenas os docinhos da mesa de doce que você precisará escolher. Tem a sobremesa, os bem-casados, tortas para a mesa do café.. ou seja, diversos doces que fazem a diferença durante a sua festa. Afinal, que convidado não adora um docinho depois – ou durante – o jantar?!

Para começar a escolher os seus docinhos, nossa dica é: pesquise muito. Veja todas opções de doceiras e procure a opinião de diferentes pessoas que já fecharam o serviço com ela. Quanto melhor for a indicação, fica mais fácil de você não correr o risco de errar na escolha.

Assim que você encontrar os melhores fornecedores, marque uma visita no lugar onde os doces são preparados – é sempre importante ter a certeza de que o local é higiênico – e faça diversas degustações, para escolher o sabor mais gostoso.

Se você ficar em dúvida sobre com qual doceria encomendar, prefira sempre a doceira que faça o melhor doce, e não a que capricha mais na decoração. Os convidados dão muito mais preferência ao sabor do que a aparência. O que conta é a qualidade dos docinhos!



Doces de Casamento – Quantos comprar?


A quantidade de doces de casamento varia de acordo com a quantidade de convidados. Mas isso não significa que você deve comprar um docinho para cada convidado, na quantidade certinha. Não! O certo é sempre comprar doces a mais – principalmente nos casamentos diurnos, que os convidados costumam comer mais doces que os noturnos. Procure comprar aproximadamente de 4 a 5 docinhos para cada convidado. Assim, ninguém passa vontade.

Se a mesa de doces for muito grande, garanta que cada espacinho da mesa esteja preenchido com um tipo de doce diferente. Mesas de doces com espaços faltando acabam estragando a decoração, por isso: Cuidado!

Não tenha medo de variar nos tipos de doces, nem de sabores exóticos. Os convidados adoram experimentar sabores de docinhos novos! Só não se esqueça de deixar a opção dos doces clássicos disponível também, como o Camafeu, doces com frutas e brigadeiros, para os que preferem continuar comendo os clássicos de toda festa.


Mesas de doces de encher os olhos.


Além de escolher os docinhos que irão compor a mesa de doces é preciso também pensar na disposição desses doces e na decoração da mesa como um todo.

Novamente, uma boa dica para conseguir uma mesa bonita e equilibrada é mesclar as guloseimas “secas” (brigadeiros, bolachinhas, macarons) e as “de colher” (pudim, mousses) e posicionar o bolo ou a sobremesa mais alta ao centro.

Na hora de dispor os doces à mesa um fator primordial é o acesso aos doces, é possível fazer uso de bandejas, forminhas e potes para abrigar os quitutes. Segundo a especialista em doces, é bacana colocar um tipo de doce por bandeja.

Para finalizar a decoração da sua mesa com estilo invista em toalhas e enfeites de mesa que conversem com a decoração da cerimônia. Também é interessante apostar em um plano de fundo para a mesa e plaquinhas de identificação para os doces.

“As plaquinhas seguem a identidade visual do evento e identificam na mesa cada tipo de doce, ajudando a combater o desperdício, já que as pessoas escolhem o que querem comer.”



Dicas de Doces.



Cupcakes.

Os cupcakes são mini bolos individuais e podem ser uma ótima alternativa de sobremesa para casamentos, afinal são famosos por combinar beleza e sabor.

Além de preencherem a mesa de doces, podem ser empilhados de forma que representem o grande bolo clássico, o resultado é encantador e evita a necessidade de partir o bolo em pedaços.


Charlottes.

Charlotte é uma espécie de torta gelada recheada com frutas e envolvida com bolachas de champagne. Além de saborosa, essa sobremesa é de encher os olhos e pode ser uma ótima alternativa para substituir o bolo tradicional.


Bem casado.

Sem dúvidas o bem casado é um dos doces mais tradicionais em casamentos, pois traz consigo a representação da união de duas partes, a sorte e a felicidade do casal.

Além desse significado, a guloseima não deixa a desejar nos quesitos textura e sabor. O bem casado perfeito deve ser sequinho por fora, mas derreter após a mordida. Uma dica para servir esses docinhos é investir em uma embalagem que combine com a decoração da festa.



Macarons.

Os macarons são os doces que conquistaram o coração das noivas, pois são elegantes, gostosos e delicados. Permitem a personalização das cores e a inovação no modo de servir, sendo possível criar uma pilha de macarons, servi-los em saquinhos ou ainda deixá-los ao alcance das mãos em um recipiente grande.


Mousses.

É bastante interessante mesclar diferentes tipos de doce na hora de montar a sua mesa de guloseimas, portanto os mousses, em geral, são ótimas alternativas para representar os doces cremosos e refrescantes.


Trufas.

As trufas são uma opção elegante e suculenta para adotar no seu casamento. Com uma variedade enorme de sabores, é possível escolher aqueles que mais te agradam. Para a aprensentação é bacana investir em forminhas criativas ou que combinem com a decoração da festa.